Caros amigos.
Já faz algum tempo que não atualizo meu Blog por absoluta falta de tempo. Inclusive fiquei de mandar notícias desde lá durante a feira, mas confesso que foi impossível. Primeiro porque como ficamos em Orlando que fica a mais de 85 milhas de Lakeland , local da feira, perdíamos muito tempo viajando prá lá e prá cá todos os dias. Para nós brasileiros tudo é complicado. Temos pouca oferta de produtos de aviação em nosso país e por conta disso, e também por causa dos preços altos demais por aquí, sempre levamos uma lista muito grande de coisas prá comprar nos Estados Unidos. Por isso a Sun'n Fun que deveria ser um local para passear, ver e viver o clima aeronáutico acaba sendo uma peregrinação aos stands em busca de parafusos, filtros, rádios, molas, instrumentos, fones, capacetes, etc, etc, etc, além de uma infinidades de encomendas dos familiares e dos amigos que não foram. Por conta disso o tempo torna-se exíguo para tanta coisa e acabamos perdendo o melhor da festa que é curtir o clima aeronáutico, ver com calma por exemplo, a ala dos “vintage”, relíquias da aviação clássica belíssimamente conservadas, os shows aéreos, as demonstrações das aeronaves.
Ver os aviões de seus sonhos. Aqueles que talvez você nunca chegue a comprar ou mesmo voar, mas que o faz sonhar. Participar dos workshops sobre um monte de coisas interessantes e que ajuda a enriquecer seus conhecimentos. Ver a ala dos War Birds e se deslumbrar com seus roncos magníficos e ensurdecedores, o porte gigantesco em comparação com nossos pequenos e frágeis ultraleves. Isso precisa ser visto com calma e deleite. Degustando cada momento e tentando entrar na alma de cada um daqueles veteranos, procurando entender como foi a aviação na famosa “golden age”. Por quantas situações de perigo passaram essa velhas águias, na época jovens pilotos em suas perigosíssimas missões na Europa e no Pacífico, muitas vezes à noite, com instrumentação precária, sem saber se voltariam para casa. Quantos medos passaram esses homens até dominar a arte de voar muitas vezes aprendendo na marra para se livrar dos ataques inimigos. Como aprenderíamos com eles escutando suas histórias...
Sinto falta de mais tempo para desfrutar desses momentos. Mas tenho esperança de que um dia ainda vá a Lakeland prá acampar em uma barraca debaixo da asa de um avião. Assar uma carne numa churrasqueira ao lado de amigos com a lua refletindo nas asas polidas de um Cessna 170 ou talvez de um Waco 1935 quem sabe do Stearman daquele bigodudo simpático vestido à caráter que me acenou na hora do taxi,
todos os aviões parecendo saídos de fábrica e pela manhã acordar com o ronco majestoso de um radial rasgando o silêncio, perfeitamente integrado ao seu ambiente e à brisa fresca de um amanhecer num campo de pouso. Aquela grama fresca e úmida...os finais de tarde na pistinha de ultraleves, com uma fila permanente de mais de 8 aeronaves na final. Isso sem parar, até às 19:00 com o sol ainda brilhando por trás das nuvens. Um espetáculo em si mesmo!
Ah, isso eu preciso fazer! Prá mim acho que ir prá feira é isso. Me empapuçar de aviação. Do cheiro da gasolina queimada. Das incessantes decolagens e pousos, das manobras incompreensíveis dos acrobatas, dos malucos responsáveis por apresentações hilariantes. Lakeland é o carnaval de quem gosta de aviação. O alimento do espírito para alguém que como eu ama essa atividade romântica e fascinante. Como me sinto bem por lá... Mas as famigeradas compras engolem o nosso precioso tempo a acabamos perdendo o melhor. Quem sabe um dia nosso País passe a ter impostos mais baixos de maneira que os preços por aqui sejam os mesmos de lá e quando formos para a Sun’n Fun ou para a AirVenture em Oshkosh viajemos só para ver aviões ao invés de perdermos tempo a comprar coisas e mais coisas.
Sky Catcher: A Decepção. Acabamento fraquíssimo! Não é aeromodelo, não! Lá se voa qualquer coisa....Pausa para um lanche.E o Sea Max fazendo bonito no meio das feras.Nosso Paradise.Gobosh. Bonita máquina!Um rapaz novo, mas sempre cansado..... rsrsrsrsrWander, Chico e Sérgio. Na paquera do American Legend.Painel do American Legend.Luis Cláudio, eu e ChicoRoberto, Juliana, Rodolfo, eu e Chico.
Prá mim esse ano foi bem especial. Como Adolpho estava olhando um Sportsman para comprar, a Glasair Aviation agendou um vôo de demonstração para a sexta-feira dia 11/04 às 8:00 e claro que eu estaria lá, mesmo que fosse só prá voar de saco. No dia e hora marcados, estava eu lá e depois do vôo de Adolpho o diretor da empresa , muito gentilmente me perguntou se eu também queria voar o avião. Caraca! Sou apaixonado pelo Sportsman e o cara tava me proporcionando uma oportunidade imperdível! Vixe Maria do Céu...pensei: lá vai o paraíba voar “o lindão” nos céus dos Isteites pela primeira vez. E num é que fui mesmo, minha gente! E num fiz feio não, visse! Depois da demonstração do piloto da Fábrica o cara me entregou os comandos e eu peguei o bicho pelos chifres e saí todo serelepe pelos ares americanos. E tome coordenação e tome stol, vôo ascendente em curva, descendente em curva fechada. Fiz o tráfego e tudo. Né mentira não. Tá tudo registradin como cês pode vê! E tem mais: de agora em diante só aceito ser tratado de Cmte INTERNACIONAL Ricardo Chaves! Rsrsrsrsrsrsrsr. Brincadeira gente! É que eu tenho que confessar que se me saí bem no vôo, o mérito é todo do avião, pois ele é muito fácil de pilotar. Em poucos instantes de contato com a aeronave, já estava me sentindo em casa tal a docilidade e resposta de comandos. É um avião sem mistérios.
2 comentários:
Cmte. parabéns pelo artigo. Vc está muito bem dentro dessa máquina sobre Lakeland. Poderia até vir voando pelo Caribe.
Pensei que o avião do Adolpho fosse convencional!.
Um franternal abraço cearense.
SFLF
Comandante Ricardo, ou melhor, i would say: Mr. Chaves - International Pilot... Brincadeira... Gostaria de parabenizar-lo pela precisa narração dos eventos que nos fazem lembrar dos intensos e agradáveis dias que passamos na Florida. Mando um abraço todos.
Rodolfo Dantas.
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